Blog

bola

Você sabe a diferença entre composto lácteo, leite em pó e fórmula infantil? Confira!

Você sabe a diferença entre composto lácteo, leite em pó e fórmula infantil? Confira!

As organizações de saúde e os médicos recomendam que, desde o nascimento até o sexto mês de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente por meio do leite materno, dados os inúmeros benefícios que oferece para o desenvolvimento.

Sabemos que algumas mães não podem amamentar seus filhos, seja por complicações físicas da amamentação ou por questões médicas. Nesses casos, a recomendação médica é que a mãe alimente a criança com fórmula infantil, leite em pó ou composto lácteo, para que continue sendo nutrida e desfrute de componentes importantes para saúde.

Mas afinal, qual a diferença entre composto lácteo e leite em pó?

O leite em pó é obtido por meio da desidratação do leite da vaca – podendo ser integral, desnatado ou semi desnatado. Sua composição deve conter somente proteínas, açúcares, gorduras e outras substâncias minerais próprias do leite.

O leite em pó não é recomendado pelos médicos para os recém nascidos, pois passa por uma série de processamentos que o torna nutricionalmente precário.

Já o composto lácteo é resultado da mistura do leite em pó com substâncias alimentícias lácteas, como soro de leite, leite fermentado, manteiga e creme de leite, e substâncias não-lácteas, como açúcares, edulcorantes nutritivos, chocolate, café e frutas. Para ser considerado um composto lácteo, o produto precisa conter pelo menos 51% de leite.

Atenção aos rótulos!

Por ter rótulos mais atrativos mostrando a adição de vitaminas e minerais, as pessoas acreditam que o composto lácteo pode ser o alimento mais saudável e benéfico para as crianças, porém essa consideração pode ser errônea. O composto lácteo é um produto ultraprocessado e se consumido sem a indicação de um médico pode trazer malefícios à saúde.

A fórmula infantil é um dos produtos mais indicados por médicos e pediatras quando o leite materno não é suficiente ou quando, por algum motivo, a mãe não pode amamentar.

A fórmula tenta chegar o mais próximo do leite materno e para isso o seu conteúdo é modificado em açúcar, gordura, proteínas e acrescentado vitaminas e minerais, para que se tenha a composição semelhante ao do leite materno.

Os médicos recomendam que as mães sempre priorizem o aleitamento materno e apenas utilizem a fórmula quando não há possibilidade de amamentar. Antes de introduzir qualquer alimento na vida de seu filho, procure um médico.

Mantenha-se informada para garantir a saúde das crianças! Acesse o link e veja outros conteúdos informativos: https://www.pca.org.br/