Blog

bola

Vacina contra HIV começa a ser testada em humanos

Vacina contra HIV começa a ser testada em humanos

O laboratório norte-amerciado Moderna anunciou, na última semana de Janeiro, os primeiros testes em humanos da vacina contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ainda na Fase I.

O imunizante, baseado na tecnologia do RNA mensageiro (mRna), o mesmo tipo da vacina anti-covid, promete grandes avanços e impacto positivo na vida de milhões de pessoas.

Desenvolvimento da Vacina

Na Fase I, os pesquisadores buscam analisar se as doses do imunizante induzem a uma boa resposta imunológica das células B, os glóbulos brancos, e orientam o desenvolvimento rápido de anticorpos amplamente neutralizadores contra o vírus. Ou seja, a vacina deve atuar como agente transformador dos glóbulos brancos em anticorpos de amplo poder neutralizante do vírus.

Segundo dados divulgados pelo laboratório Moderna, na Fase I estão em testes 56 adultos saudáveis com HIV negativo que têm entre 18 e 50 anos.

Os antígenos utilizados no imunizante foram desenvolvidos pela organização de pesquisa científica International Aids Vaccine Initiative (IAVI) e pelo Scripps Research Institute, com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates e do laboratório farmacêutico Moderna.

HIV no Mundo

Segundo dados divulgados pelo UNAIDS, cerca de 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com HIV. Dessas, 77% realizam o tratamento com antivirais, mas é preciso que o número de infectados diminua.

Ao longo das últimas décadas, pesquisadores tentam desenvolver vacinas contra o HIV. Neste momento, a esperança é o bom desempenho da vacina da Moderna.

Mantenha-se informado sobre o HIV, confira outros conteúdos sobre o tema: https://www.pca.org.br/