Blog

bola

Tire suas dúvidas sobre o PrEP, método de prevenção ao HIV

Tire suas dúvidas sobre o PrEP, método de prevenção ao HIV

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde apontou que os principais infectados pelo vírus do HIV são jovens com idade entre 15 e 24 anos. Com a chegada do Carnaval, período em que muitos foliões realizam sexo casual, nem sempre é possível saber se o seu parceiro é ou não soro positivo. Para não se arriscar, existem várias formas de prevenir a doença, uma delas é o PrEP.

O que é?

De acordo com o portal do Governo brasileiro, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é um método de prevenção ao vírus. Ele é um medicamento em forma de comprimido que impede o HIV de afetar o organismo, antes mesmo que a pessoa tenha contato com ele.

Como funciona?

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar seu organismo. Se você tomar o comprimido diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

ATENÇÃO: O medicamento só fará efeito se você tomar os comprimidos todos os dias.

Quando começa a fazer efeito?

Após 7 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

IMPORTANTE: A PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

Quem pode usar a PrEP

O coordenador de projetos do GADA de Rio Preto, Júlio César Figueiredo Caetano, diz que as pessoas que possuem preferência para o uso do medicamento, são as que estão em situação de risco. “A prioridade para a PrEP são as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e têm maior risco de infecção ao vírus, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não). Hoje temos 70 pessoas fazendo uso do PrEP em Rio Preto,” explica Júlio.

Antes de iniciar o tratamento, a paciente precisa passar por uma série de exames. Apenas após esse processo, a pessoa poderá ter acesso aos comprimidos.

Como fazer para utilizar?

Procure um profissional de saúde. Ele poderá informar se você faz parte do grupo de risco, que pode fazer uso do medicamente. Pacientes que fazem uso da PrEP, precisam realizar exames regulares. Os comprimidos são distribuídos a cada três meses.

Fonte: Diário da Região