Notícias

Eventos

Saúde psicológica da mãe soropositiva

Ser mãe não é tarefa fácil, pois essa transformação na vida da mulher envolve muitas mudanças e adequações. Quando essa futura mãe também é soropositiva, há ainda mais cuidados a serem adotados desde a gestação até o nascimento da criança.

Soropositiva e grávida: o emocional fala alto

O HIV/AIDS tem atingindo uma ampla gama de mulheres e elas podem experienciar a gestação de modo distinto, haja visto que existe uma preocupação muito grande sobre a transmissão vertical, isto é, quando a mãe passa o vírus para o filho.

Por vezes, as mulheres sentem-se culpadas por essa possibilidade ou por terem transmitido o HIV para o filho, podendo apresentar sinais de ansiedade, depressão e angústia. Além das preocupações em conseguir manter uma gravidez saudável, as mães soropositivas têm sobrecargas particulares em suas vidas envolvendo a infecção e ainda precisam lidar com suas relações familiares, de trabalho e sociais.

Nesse momento em que a saúde mental é tão comentada e estudada, é essencial que essa mulher possa contar com o apoio psicológico, familiar e atendimento médico para conseguir manter a gestação da melhor maneira possível, tanto para ela quanto para a criança que está para nascer.

 

Para continuar acompanhando informações importantes sobre HIV/AIDS e contar com apoio da ONG é só continuar atento aos nossos conteúdos no blog e nas redes sociais:

/instagram

/facebook