Blog

bola

Quais grupos devem usar máscara mesmo com o fim da obrigatoriedade?

Quais grupos devem usar máscara mesmo com o fim da obrigatoriedade?

Neste mês (março), o governador de São Paulo, João Doria, assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Em transporte público e locais de prestação de serviços da área da saúde, o uso de máscara continuará obrigatório. Já em escolas e comércios torna-se opcional o uso.

Após 679 dias desde o início da medida, o que motivou a decisão?

O Governador se baseou em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo que considera também o índice de vacinação com duas doses no estado. A meta de vacinação definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) é de 90% da população elegível – acima de 5 anos – imunizada.

Além dessas análises, foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval houve uma melhora nos indicadores epidemiológicos, o que indica a queda na transmissão da Sars-Cov 2, vírus do Covid19. O estado também registrou, pela sexta semana seguida, queda nas internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria.

Interromper o uso de máscara em locais abertos é seguro?

Segundo especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e médicos infectologistas, pessoas que vivem com HIV, imunossuprimidas e crianças devem permanecer usando máscara, principalmente em lugares fechados. Para estes especialistas a decisão do governador é precipitada e coloca a saúde dos cidadãos em risco.

“Lembrar que muitas crianças não têm nenhuma dose de vacina (as menores de 5 anos) ou ainda possuem esquemas incompletos. Outras os pais ainda não levaram para vacinar. São pontos de grande fragilidade e devem ser MUITO considerados nessa decisão”, aponta nas redes sociais a médica infectologista Denise Vinhas.

Obrigatoriedade do uso de máscara em outros estados

Segundo dados do portal G1, dezesseis capitais brasileiras já deixaram de exigir ou já marcaram uma data para abandonar o uso de máscaras em locais abertos. Destas, seis também decidiram encerrar a obrigatoriedade em ambientes fechados, sendo a primeira o Rio de Janeiro em 7 de março.

O Governador e os profissionais da saúde alertam que pessoas com quaisquer sintomas gripais devem permanecer usando a máscara e se possível se manter isolada.

Continue se cuidando e mantenha suas vacinas em dia! Fique ligado em nossas redes sociais que postaremos todas as recomendações médicas.

Para saber mais sobre o PCA visite nosso blog: https://www.pca.org.br/