Blog

bola

Prevenção combinada: conheça essa estratégia contra o HIV

Prevenção combinada: conheça essa estratégia contra o HIV

Há pouco tempo, o preservativo era a única forma disponível para prevenção contra o HIV, mas surgiram novas ferramentas complementares em resposta a epidemia de HIV, ampliando a gama de opções que os indivíduos têm para se prevenir.

A estratégia adotada ao associar diferentes ferramentas e métodos (ao mesmo tempo ou em sequência) conforme a situação, risco e escolhas é conhecida como ‘prevenção combinada’. Ela visa alcançar o máximo de impacto na prevenção do HIV, além de trazer benefícios aos pacientes que vivem com o vírus, uma vez que reduzem a carga viral a níveis indetectáveis reduzindo os riscos de transmissão.

Entre as opções de prevenção combinada está a testagem para o HIV que pode ser feito gratuitamente no Sistema público de saúde; o uso de gel lubrificante a base de água que evita o atrito sexual e impede a formação de lesões que podem facilitar o contágio; a prevenção da transmissão vertical; a imunização de pessoas vivendo com HIV; redução de danos; a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP).

Fonte: UNAIDS