Blog

bola

Pesquisadores descobrem um novo subtipo de HIV

Pesquisadores descobrem um novo subtipo de HIV

 

Um estudo publicado recentemente pela JAIDS: Journal of Acquired Immune Deficiency Syndrome anunciou a descoberta de um novo subtipo de HIV: o L. Ele pertence ao grupo M do vírus causador da Aids, parcela que representa 90% dos casos da doença no mundo.

Essa é a primeira vez desde 2000 que uma nova cepa do grupo M do HIV foi descoberta. E, diante disso, existe uma preocupação por parte dos médicos, isso porquê o subtipo pode ter uma potencial resistência aos remédios atuais e não ser detectado nos exames. Além disso, todas as vacinas que estão sendo desenvolvidas devem passar por testes de eficácia considerando a descoberta.

Originalmente o vírus foi identificado na República Democrática do Congo, mas pode ter desembarcado em qualquer outro País, inclusive no Brasil. Segundo o geneticista Amílcar Tanuri, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essa pergunta só será respondida com o tempo. “Precisamos, por exemplo, verificar nossas amostras do HIV que não se encaixaram nos subtipos conhecidos anteriormente para checar se elas pertencem ao L”, completa.

O novo subtipo já existe desde 1980, mas ainda não tinha sido identificado. De acordo com as diretrizes de classificação, são necessários três episódios confirmados da doença e o terceiro só aconteceu em uma coleta de sangue em 2001.