Blog

bola

Novembro azul – A importância de cuidar da saúde do homem

Novembro azul – A importância de cuidar da saúde do homem

 

O Novembro Azul é destinado à Campanha internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e alerta aos homens para a importância do diagnóstico precoce. O mês foi escolhido em alusão ao dia 17 de Novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata no Brasil ainda no ano de 2021. A patologia ocupa a primeira posição no país e atinge, principalmente, homens a partir dos 45 anos.

Sintomas

Quando em estágio inicial, O câncer de próstata normalmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, veja quais:

– Vontade de urinar frequente;
– Sangue na urina ou no sêmen;
– Dor no quadril, costas, coxas, ombros e ossos;
– Disfunção erétil;
– Fluxo urinário fraco ou interrompido;
– Dormência ou fraqueza nas pernas ou pés.

Diagnóstico

Para descobrir se os sintomas são resultado de um possível câncer de próstata, são feitos, inicialmente, dois tipos de exames, o conhecido exame de toque retal, onde o médico avalia tamanho, textura e forma da próstata e o exame de PSA, um exame de sangue que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata.

Quando detectados que o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico) está alto, pode indicar um possível câncer, bem como doenças benignas da próstata.

Já para confirmar qualquer suspeita de câncer de próstata é necessário fazer uma biópsia, indicada quando há alguma alteração no exame de toque ou PSA.

Neste exame são retirados pedaços pequenos da próstata para serem analisados no laboratório.

Tratamento

Cada caso deve ser estudado individualmente, pois existem diversas modalidades/técnicas de tratamento que podem ser combinadas ou não, para cada tipo de caso.

A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal. A escolha do melhor tratamento é feita por um especialista.

Prevenção

Melhor prevenir do que remediar! Manter hábitos saudáveis ajudam a prevenir diversas doenças, inclusive o câncer. Confira quais fatores principais que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata:

– Ter uma alimentação saudável;
– Praticar atividade física;
– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, é muito importante que todo homem faça seus exames de rotina, eles podem salvar vidas!

Para saber mais, acesse: www.pca.org.br