Blog

bola

João Pessoa oferece testagem rápida e gratuita para Aids

João Pessoa oferece testagem rápida e gratuita para Aids

João Pessoa oferece testagem rápida e gratuita para Aids

Durante este mês de dezembro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão intensificando as ações em combate às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Porém, a população encontra um apoio permanente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), serviço que funciona no bairro de Jaguaribe.

O serviço é oferecido diariamente aos usuários para a testagem rápida de HIV/Aids e outras DSTs, como sífilis e hepatites B e C. “Todo atendimento ofertado ao público é completo e há orientações sobre as DST’s, diagnóstico, cuidado contínuo e dispensação de medicamentos”, explicou Sara Lucrécia, diretora do CTA.

No centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis.  Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente e o resultado do exame sai em 30 minutos.

Caso o teste rápido dê positivo, o usuário é encaminhado para o Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga ou para o ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do HULW.

Serviço – Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), em Jaguaribe.

Dezembro Vermelho – Durante todo o mês de dezembro, as equipes de saúde da família estão reforçando as orientações junto aos usuários sobre prevenção às DST’s. Estão sendo realizadas caminhadas com visitas às casas e diálogos com a população, palestras e testes rápidos nas USF’s.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa