Blog

bola

Importância dos esportes para o desenvolvimento infantil e o sistema imunológico

Importância dos esportes para o desenvolvimento infantil e o sistema imunológico

Os Jogos Olímpicos 2020, realizados na cidade de Tóquio – Japão, chegaram ao fim. Em meio a pandemia, o evento não contou com a participação do público, devido ao decreto de estado de emergência na capital japonesa, anunciado pelo Governo japonês, com o intuito de conter o aumento do número de casos da COVID-19 na região.

No dia 24 deste mês, seguindo os mesmos protocolos de segurança, terá início os jogos paraolímpicos.

No Brasil, a paixão pelos esportes nos acompanha desde a infância. Nas quadras das escolas, nos estádios e até nos campinhos de rua, crianças de todo o país, praticam de alguma forma, seja brincando, alguma atividade física.

Como já sabemos, os exercícios físicos contribuem para a saúde, aumentando a imunidade. Além disso, os esportes desenvolvem a coordenação motora, melhoram as relações sociais, a disciplina, entre muitos outros benefícios.

Benefícios dos esportes para crianças com HIV

Os benefícios dos esportes atingem as crianças em geral. No caso das crianças com HIV, o aumento da imunidade e o controle de doenças, como a obesidade, pode fazer a diferença para o tratamento e a qualidade de vida. Acompanhe abaixo alguns desses benefícios:

Melhora no sistema imunológico – Diversos estudos apontam a relação entre os esportes (prática esportiva), com o aumento da imunidade;

Autoestima – As crianças tornam-se mais confiantes e felizes à medida que o desempenho em determinado esporte se aperfeiçoa. Mas, atenção! Procure perceber se seu filho tem afinidade com o esporte em questão;

Previne obesidade infantil e outras doenças – Para as crianças com saúde em HIV, outras doenças podem contribuir para uma piora no tratamento. Os esportes podem ser uma ótima saída para manter a saúde em dia.

Trabalho em equipe e desenvolvimento social – Ao praticar um esporte, a criança tem contato com várias outras, o que permite que elas criem laços e aprendam a importância do trabalho em equipe e da disciplina;

Lidar com as frustrações – Assim como na vida, nos esportes um dia a gente ganha e no outro a gente perde. A criança, ao participar de algum esporte, aprende a lidar com essas emoções, como a frustração, e a entender que derrotas fazem parte da vida.

Cuidados em relação a prática esportiva para crianças com HIV

A prática esportiva, apesar de benéfica, deve levar em consideração alguns pontos. De acordo com o estudo intitulado “Atividade física e a infecção pelo HIV: uma análise crítica”, a atividade física é positiva para portadores do HIV, contudo os exercícios devem considerar a história pregressa de atividade física, o nível de condicionamento, o estágio da infecção, o nível de comprometimento imunológico e a faixa etária do indivíduo.

O estudo aponta também que a perda de massa corporal magra é uma das características da infecção pelo HIV, o que pode debilitar o portador e sua autonomia. Neste caso, os exercícios aeróbicos devem ser evitados, dando lugar aos de contra resistência.

O ideal é sempre realizar uma avaliação médica para definir qual a melhor forma de se exercitar, bem como a intensidade do esporte ou exercício, para que os benefícios sejam melhor aproveitados e para que não aconteça o efeito reverso.

Continue acompanhando nossa página e redes sociais para ter acesso as principais informações sobre o HIV.