Blog

bola

Guarulhos registra queda de 43% nos casos de AIDS nos últimos 12 meses

Guarulhos registra queda de 43% nos casos de AIDS nos últimos 12 meses

A cidade de Guarulhos apresentou queda no surgimento de novos casos de HIV no ano de 2019, em relação a 2018. Nos 12 meses do ano passado, foram 54 novos casos no município, em comparação aos 96 do ano anterior. A faixa etária dos casos concentram-se entre 20 e 49 anos, grupo que representou 70% das ocorrências.

A Prefeitura informou que conta com dois serviços especializados no tratamento de HIV/AIDS. Um está localizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ubiratan Marcelino dos Santos, no bairro do Gopoúva, e o outro está no SAE Carlos Cruz, no bairro do Jurema, região do Pimentas.

O município também conta com um serviço no Ambulatório da Criança e do Adolescente para o seguimento das crianças expostas ao HIV por transmissão vertical e crianças e adolescentes vivendo com a doença.

Outras medidas também são tomadas pela Prefeitura, como os testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as testagens itinerantes pela cidade, que são realizadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).