Blog

bola

Governo do DF vai distribuir 1,57 milhão de camisinhas no carnaval

Governo do DF vai distribuir 1,57 milhão de camisinhas no carnaval

Governo do DF vai distribuir 1,57 milhão de camisinhas no carnaval

O governo do Distrito Federal vai distribuir 1,57 milhão de camisinhas durante o carnaval deste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, com a chegada de 300 mil novos preservativos, houve incremento em 30% do estoque do produto. A ideia é distribuir em bloquinhos e deixar disponível em unidades de saúde.

“É plenamente possível se divertir no carnaval sem descuidar da saúde, por isso enfatizamos a importância de cada pessoa ter e usar o preservativo nas relações sexuais”, afirmou o médico Sérgio d’Ávila, da Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O Ministério da Saúde estima que 827 mil pessoas vivam com HIV/Aids no Brasil. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, foram notificados 3.010 casos da doença entre 2010 e 2015 no DF. No mesmo período, foram registradas 715 mortes pela doença.

Para diagnosticar a Aids, é feito o teste HIV que busca anticorpos contra o vírus no sangue do paciente. Se detectado, os médicos pedem outro teste para confirmar a doença. Mas há também o teste rápido, que permite detectar os anticorpos do HIV e da hepatite em até 30 minutos.

Esses testes são feitos geralmente em pessoas que moram em locais de difícil acesso, grávidas que não fizeram o acompanhamento pré-natal, situações de acidentes de trabalho, entre outras. Mas, assim como o teste HIV, também precisa de um teste adicional confirmatório.

Fonte: Portal G1