Blog

bola

Fim da epidemia de Aids até 2030 pede ‘ação urgente’, diz novo relatório da ONU

Fim da epidemia de Aids até 2030 pede ‘ação urgente’, diz novo relatório da ONU

Documento destaca que rápida ampliação do acesso ao tratamento contribuiu para o declínio de 42% no número de mortes relacionadas à Aids desde o pico registrado em 2004. Chefe da ONU alerta, no entanto, que em muitas regiões do mundo as novas infecções pelo HIV continuam aumentando.

Um novo relatório lançado no dia 6 de maio,  pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, adverte que a epidemia de Aids pode ser prolongada indefinidamente se medidas urgentes não forem implementadas dentro dos próximos cinco anos.

O relatório – denominado “Acelerando a Resposta para acabar com a epidemia de Aids” – revela que a aceleração extraordinária do progresso feito nos últimos 15 anos pode ser perdida e convoca todos os parceiros a concentrar seus esforços para reforçar os investimentos capazes de assegurar que a epidemia global de Aids acabe e deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030.

“A resposta à Aids já mostrou mais que resultados. Ela nos deu a ambição e a base prática para acabar com a epidemia até 2030”, disse Ban no relatório. “Mas, se aceitarmos o status quo sem mudanças, a epidemia vai se recuperar em vários países de baixa e média renda. Nosso investimento enorme e o movimento mais inspirador do mundo pelo direito à saúde terão sido em vão.”

A revisão do progresso alcançado avalia os os ganhos obtidos, particularmente desde a Declaração Política das Nações Unidas sobre HIV e Aids de 2011, que acelerou a ação unindo o mundo em torno de um conjunto de metas ambiciosas para 2015.

“O progresso alcançado foi inspirador”, disse o Ban no relatório. “Ter alcançado 15 milhões de pessoas com terapia antirretroviral nove meses antes da data limite de dezembro de 2015 foi uma grande vitória global”, acrescentou.

Matéria Completa: Organização das Nações Unidas (ONU)