Blog

bola

Documentário “Youtubers e HIV” reúne experiências de quem convive de perto com a doença

Documentário “Youtubers e HIV” reúne experiências de quem convive de perto com a doença

No próximo dia 27/11, 20h30, grátis, o Cine Sesc, localizado na Rua Augusta, 2075, em São Paulo, irá exibir o documentário “Youtubers e HIV” e promover, logo após a sessão, um debate com as participações da jornalista e diretora da obra Roseli Tardelli, do youtuber João Geraldo Netto e de Adriano Caetano, consultor do UNICEF na área saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos

O documentário apresenta soropositivos que utilizam seus canais para falar de suas experiências com o vírus. Afeto, sexualidade e prevenção estão no roteiro que conta com as participações de Gabriel Estrela, João Geraldo Netto, Rafael Bolacha, Gabriel Comicholi, Daniel Fernandes e Pisci Loka.

Em 2016, Gabriel Comicholi marcou presença no programa Altas Horas, da Globo, para falar sobre suas experiências e tratamento. Gabriel afirma que não é uma vítima, e que o canal é uma ferramenta de conscientização, Gabriel apresenta no HDiário as reações ao tratamento e um pouco do seu dia a dia. O canal conta com mais de 35 mil inscritos e quase um milhão e quinhentas mil visualizações.

Em Boa Sorte, Gabriel Estrela conta com as participações de especialistas para debater o assunto. Estrela convive com a doença desde 2010. Com mais de 29 mil inscritos e 800 mil visualizações, vale destacar Pessoas com Aids devem ser expostas?  Pra onde vão as crianças com Aids? e A Solidão de quem convive com a Aids.

Prosa Positiva

Lançado em 2016, Prosa Positiva de Daniel Fernandes tem como destaque depressão e suicídio além de outros sobre comportamento, tratamento e prevenção. O canal possuí mais de 137 mil visualizações e mais de três mil inscritos.

Já João Geraldo Netto, que convive com a doença há dez anos, aborda no Super Indetectável como os soropositivos são amparadas pela justiça, no caso os direitos assegurados pelo Ministério da Saúde. Vale destacar as nove maiores mentiras que falam sobre a Aids, primeiros sintomas e contar ou não contar que tem a enfermidade estão na lista.

Em Chá dos 5, Rafael Bolacha, artista, produtor cultural e idealizador do projeto Uma Vida Positiva, aborda com muito bom humor  temas sobre sexo, prevenção e cuidados e os maiores erros que as pessoas cometem durante uma relação sexual.

HIV no Brasil e no Mundo

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existem mais de 800 mil pessoas infectadas com o vírus. A cada ano 40 mil novos casos são registrados, já no mundo cerca de 1,8 milhão. Somando-se mais de 37 milhões de pessoas infectadas no acumulado.

No primeiro semestre, uma pesquisa feita em parceria com a revista Medicine e o Ministério da Saúde mostrou que jovens gays entre 14 e 19 anos estão entre os maiores grupos de risco. Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking.

Sessão especial dia 27/11, grátis, no Cine Sesc

Para garantir o ingresso, é preciso chegar 1h30 antes da sessão.

Confira um trecho do documentário em https://bit.ly/2rgPVmx.

Fonte: Observatório G