Blog

bola

Diretor do Unaids, Michel Sidibé, diz que Mandela ajudou a quebrar o silêncio sobre a aids

Diretor do Unaids, Michel Sidibé, diz que Mandela ajudou a quebrar o silêncio sobre a aids

 O chefe do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids), Michel Sidibé, elogiou o papel de Nelson Mandela na luta para quebrar a “conspiração do silêncio” e a vergonha em torno desta doença no continente africano. A informação é da Agência France-Presse.

“Ele foi quem realmente nos ajudou a quebrar a conspiração do silêncio”, declarou Sidibé à AFP, em Genebra, nesta quinta-feira. “Sua contribuição foi a da não-discriminação, da integração, a de garantir que vamos continuar a lutar pelos direitos das pessoas desprovidas de direitos. Isto foi o que ele fez na luta contra a aids”, afirmou.

Nelson Mandela tornou-se uma voz importante na luta contra a aids, após o término de seu único mandato como presidente da África do Sul.

Em um país onde cerca de 5,5 milhões de pessoas, mais de 10% da população vivem com HIV, “Mandela deu voz àqueles que não têm”, e que sofrem desta doença, que matou seu filho em 2005, acrescentou o diretor da Unaids.

Nelson Mandela fez campanha para que a terapia antirretroviral fosse fornecida na África do Sul e lançou uma campanha para que o governo declarasse estado de emergência contra a aids, entre outras ações, justificando se tratar de uma questão de direitos humanos.

Fonte: Agência Aids