Blog

bola

Dicas de como cuidar da imunidade das crianças no inverno

Dicas de como cuidar da imunidade das crianças no inverno

As baixas temperaturas contribuem para a disseminação de doenças respiratórias, especialmente no público infantil. Por isso, é muito importante reforçar a imunidade dos pequenos, principalmente, nesta época do ano e, no caso das crianças com HIV, esse cuidado deve ser ainda mais especial.

Uma criança com HIV pode contrair com mais facilidade e gravidade infecções bacterianas comuns, como sinusite, otite, pneumonia, entre outras.

Cuidados

Cuidar do sistema imunológico ajuda a evitar diversas doenças e controlam as já existentes. Acompanhe abaixo algumas dicas de como cuidar da imunidade de adultos e crianças, neste inverno:

Alimentação saudável – A saúde começa pelo estômago. Tudo que ingerimos possui um efeito em nosso corpo. Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, garante um bom funcionamento do organismo e, consequentemente, fortalece o sistema imunológico.

Atividade física – Isso inclui brincadeiras, passeios ao ar livre e atividades como andar de bicicleta, patins, entre outros. Além de manter o corpo saudável, essas práticas ajudam na saúde mental, o que também gera um reforço na imunidade.

Descanso – Uma boa noite de sono também é muito importante para a imunidade. O ideal é dormir cerca de 8 horas por dia. Além disso, o uso de aparelhos que emitam luz azul (celulares, tablets, tv), podem prejudicar a qualidade do sono. Procure não os utilizar nas duas horas que antecedem o horário de dormir.

Vacina – Mantenha o cartão de vacinação em dia e busque informações sobre campanhas de vacinas de gripe. Saúde começa na prevenção!

Especialmente neste momento de isolamento social, se não puder evitar sair de casa, procure ambientes ventilados. Ao contrário da crença popular, não é o inverno em si que causa as doenças, são os vírus e em ambientes fechados eles têm fácil acesso a nossas vias respiratórias.

Mas atenção! Em caso de doenças, não se automedique, busque orientação médica.

Além disso, o inverno pode ser muito cruel com quem não tem condições de se agasalhar. Por isso, se possível, doe para instituições que façam esse trabalho social e ajude famílias carentes. O PCA recebe esse tipo de doação e repassa à essas famílias. Faça a diferença: Doe!