Blog

bola

Dezembro Vermelho: campanha de conscientização contra o HIV e IST

Dezembro Vermelho: campanha de conscientização contra o HIV e IST

 

O Dia Mundial de Combate à AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, tem como objetivo promover a conscientização a respeito desta doença.

Assim como a data, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A campanha tem como objetivo atentar às pessoas quanto à prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

O HIV

A AIDS é uma doença causada pela infecção do HIV, vírus que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo.

Este vírus ataca principalmente os linfócitos T CD4 + e é capaz de alterar o DNA da célula e fazer cópias de si mesmo, rompendo os linfócitos e buscando outros para se multiplicar.

Transmissão HIV/AIDS

A transmissão do HIV ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou transmissão vertical, isso é, quando a infecção ocorre durante o período de gestação, no parto ou no aleitamento materno.

Mesmo com o avanço tecnológico e científico, os casos de transmissão vertical de HIV ainda acontecem com frequência. Aproximadamente 1,7 milhão de crianças apresentam o vírus. Todos os anos, aproximadamente 160 mil crianças são infectadas e aproximadamente 100 mil crianças morrem.

Atualmente, por meio de cuidados especiais durante o pré-natal, o bebê tem a possibilidade de não se infectar. Por isso, é preciso um diagnóstico precoce e tratamento adequado para a saúde da mãe e do recém-nascido.

Diagnóstico e tratamento HIV/AIDS

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por meio da análise de fluido oral. Quando identificada a presença do vírus, a pessoa deve iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais imediatamente, a fim de inibir a reprodução do vírus.

Campanha Dezembro Vermelho
A campanha se apoia em três fundamentos, são eles:
– Prevenção
– Assistência a pessoas infectadas
– Garantia de direitos humanos de pessoas infectadas.

Para se prevenir do HIV e da IST, o uso de preservativos em relações sexuais é um dos métodos mais eficazes e de acesso facilitado. Além disso, o diagnóstico e a testagem para HIV e IST é recomendado para que as pessoas contaminadas possam começar o tratamento o mais breve possível.

A AIDS é uma doença que ainda não tem cura, portanto a assistência aos pacientes infectados deve ser prestada ao longo de toda a vida, seja com acompanhamento médico, com medicamentos e mudanças de hábitos para um enfrentamento mais consciente da doença.

A garantia dos direitos humanos às pessoas infectadas é necessária junto à sociedade, para que as pessoas entendam mais sobre o HIV, eliminando os preconceitos criados.

Com informação, a luta contra o HIV e as ISTs pode ser mais fácil. Mantenha-se sempre informado, para isso, acesse nosso site e outras matérias sobre a AIDS