Blog

bola

Campanha Janeiro Branco: como está sua saúde mental?

Campanha Janeiro Branco: como está sua saúde mental?

Durante o mês de janeiro, a maioria costuma planejar novos hábitos e organizar metas para o novo ano. Porém, é preciso pensar além dos planejamentos habituais, que envolvem vida financeira, profissional e social, mas pensar, principalmente, no autocuidado, que envolve a saúde mental.

Pensando nisso, no Brasil, em 2014, foi implantada a campanha Janeiro Branco, que busca alertar a população sobre a saúde mental.

A Campanha

Durante o mês de Janeiro a campanha promove:

Palestras;
Oficinas e cursos;
Rodas de conversa.

Todas as ações da campanha têm como foco principal a saúde mental. Por conta da pandemia de Covid-19, as ações da campanha serão realizadas em locais abertos ou por meios digitais.

A importância da saúde mental nas crianças

Durante a infância os indivíduos desenvolvem a sua estrutura mental. Situações vividas nesta fase podem desenvolver problemas psicológicos na fase adulta, por isso o tratamento da saúde mental durante a infância é importante.

Sabemos que para crianças que vivem com o vírus HIV a saúde mental é ainda mais afetada. O atendimento psicológico é muito importante, pois os profissionais sabem como abordar o tema e como orientá-las a lidar com os problemas.

Fique atento a alguns sinais que podem indicar transtornos emocionais nas crianças:

Queda no desempenho escolar;
Alterações de apetite e sono;
Tristeza;
Nervosismo;
Pesadelos frequentes;
Falta de vontade de realizar atividades;
Agressividade.

Procure um médico ou profissional da saúde para ajudar as crianças, o PCA conta com voluntários especializados que estão disponíveis para auxiliar você e sua família a lidarem com questões emocionais relacionadas ao HIV/AIDS.

Confira também 6 dicas para ter uma saúde mental melhor:

1 – Busque o autoconhecimento

Tire um tempo para você, entenda seus limites e o funcionamento da sua mente para usá-los a seu favor.

2 – Faça planos que você pode executar

Ao pensar em metas e planos para este ano, planeje coisas que você consiga alcançar. Especialistas apontam que ao criar metas possíveis de se alcançar você diminui a chance de frustração melhorando assim a sua saúde mental.

3 – Foque nas suas conquistas e na parte boa das coisas

Coisas ruins e inesperadas acontecem, mas busque aprendizado em cada uma das situações do seu dia a dia.

4 – Pratique exercícios físicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana para adultos e, em média, 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Praticar atividades físicas auxilia na redução da depressão e ansiedade, além de melhorar a memória e saúde do cérebro.

5 – Tenha uma boa noite de sono

Nosso corpo precisa descansar, priorize o descanso. Uma boa noite de descanso pode diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

6 – Faça terapia

Não devemos dispensar a ajuda de um profissional qualificado. A terapia é algo essencial para manter sua saúde mental boa, pois o terapeuta pode ajudar a lidar com as situações adversas do dia a dia.

As 6 dicas acima podem parecer simples, mas quando adotadas auxiliam na promoção de uma boa saúde mental.

Coloque-as em prática desde já e comece em 2022 com a saúde mental em dia.