Blog

bola

Campanha incentiva diálogo sobre HIV e prevenção entre profissionais de saúde e jovens

Campanha incentiva diálogo sobre HIV e prevenção entre profissionais de saúde e jovens

Campanha criada em conjunto entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e parceiros incentiva a conversa aberta entre jovens e profissionais da área da saúde sobre HIV.

O objetivo é criar o diálogo sobre as doenças sexualmente transmissíveis, sem preconceitos e estigmas, para, assim, melhorar o acesso à prevenção. A ação tem foco em sensibilizar os profissionais da saúde para que sejam capazes de lidar de maneira eficaz com homens jovens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e outros indivíduos que fazem parte do grupo de risco, para que, dessa forma, consigam o apoio que precisam para o tratamento e cuidado.

A estratégia de comunicação da campanha contou com o apoio de jovens de diversos países da América Latina que vivem ou convivem com HIV e traz uma série de vídeos, pôsteres, posts para mídias sociais e gifs animados sobre o assunto.

Nos materiais do projeto, os jovens perguntaram aos profissionais de saúde sobre profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP), infecções sexualmente transmissíveis e a indetectabilidade do vírus, para saber se os profissionais estavam capacitados para dar suporte a quem precise de ajuda.