Blog

bola

Campanha Dezembro Vermelho: Thais Renovatto vivendo com HIV/AIDS

Campanha Dezembro Vermelho: Thais Renovatto vivendo com HIV/AIDS

Seguindo com a Campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e infecções sexualmente transmissíveis (IST), hoje vamos falar com a Thais Renovatto, embaixadora do Projeto Criança Aids, que nos contou sua história com o HIV/AIDS.

Conheça Thais Renovatto

Thais Renovatto, titulada embaixadora do PCA em 2021, é ativista na luta contra o HIV/AIDS e fala da importância de campanhas como o Dezembro Vermelho: “Esse mês é importante para nós pois podemos falar sobre o que é HIV e AIDS, falar com as pessoas sobre o tratamento, conscientizar sobre a importância de realizarem o teste, conversar sobre o preconceito e a falta de informação, conta”.

A escritora vive com HIV há nove anos e tem dois filhos negativos do vírus. Ela é autora do livro “5 anos Comigo”, sobre sua história com o HIV, e usa sua voz para programar informações sobre HIV/AIDS, pois sente que ainda falta informação na mídia. “Antigamente tínhamos campanha durante o carnaval e o mês de dezembro, mas hoje em dia vemos pouquíssimas pessoas falando sobre o tema e as informações que temos nas mídias sociais são muito rasas e superficiais, afirma”.

Para Thais, é de extrema importância que ONGS e ativistas falem abertamente sobre o tema e coloquem fim aos tabus. “Que as ONGS e ativistas que tenham propriedade para falarem sobre a causa falem de maneira leve e descontraída, pois isso traz informação, e que usem o mês de Dezembro para celebrar todas as conquistas e evoluções que tivemos a respeito da AIDS”, reforça.

Vimos com a entrevista dela a importância de se falar sobre o HIV/AIDS e como essa conversa pode ser algo leve e necessário.

Acesse nosso Instagram e veja a entrevista completa.

Quer conhecer outros depoimentos? Então acesse nosso blog.