Blog

bola

Campanha Dezembro Vermelho: prevenção contra HIV e IST

Campanha Dezembro Vermelho: prevenção contra HIV e IST

O mês de Dezembro é marcado pela campanha Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O Dia Mundial de Combate à AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, tem como objetivo promover a conscientização a respeito desta doença, bem como ao diagnóstico, tratamento e prevenção.

A Campanha

Durante o mês de dezembro, a campanha visa promover:
– A prevenção da AIDS e IST;
– Assistência a pessoas infectadas;
– Garantia de direitos humanos de pessoas infectadas.

Para se prevenir do HIV e de outras IST o uso de preservativos em relações sexuais é o método mais eficaz. Além disso, algumas IST já possuem vacinas que previnem a contaminação.

A AIDS é uma doença que ainda não tem cura, portanto a assistência aos pacientes infectados deve ser prestada ao longo de toda a vida, seja com acompanhamento médico, com medicamentos e mudanças de hábitos para um enfrentamento mais consciente da doença.

A garantia dos direitos humanos às pessoas infectadas é necessária junto à sociedade, para que as pessoas entendam os meios de contaminação do HIV evitando assim preconceitos.

A campanha, constituída por um conjunto de mobilizações, deve promover:
– A iluminação de prédios públicos com luzes vermelhas
– Promoção de palestras educativas
– Divulgação da campanha nas mídias sociais
– Realização de eventos

Transmissão HIV/AIDS

A transmissão do HIV ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou transmissão vertical de mãe para filho, ou seja, quando a mãe transmite para seu filho durante o período de gestação, no parto ou no aleitamento materno.

Mesmo com o avanço tecnológico e científico, os casos de transmissão vertical de HIV ainda acontecem com frequência. Aproximadamente 1,7 milhão de crianças têm infecção por HIV. Todos os anos, aproximadamente 160 mil crianças são infectadas e cerca de 100 mil crianças morrem.

Diagnóstico e tratamento HIV/AIDS

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. Quando diagnosticadas com AIDS as pessoas devem iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais imediatamente, a fim de ajudar o seu sistema imunológico.

Os medicamentos que compõem o coquetel (medicamentos antirretrovirais) tem como função impedir que o vírus se replique dentro das células.

Uma pessoa que convive com o HIV e faz o uso correto das medicações antirretrovirais tem a possibilidade de controlar a doença. Após seis meses de tratamento, o resultado do exame de carga viral pode vir com o resultado “indetectável”, isto é, não se detectou o vírus naquela amostra de sangue. Estudos comprovam que uma pessoa com seu exame indetectável não transmite o HIV, apesar de ainda conviver com a doença.

Fique de olho em nosso site e nossas redes sociais, durante este mês traremos textos e postagens explicativas sobre o HIV e a IST.

Compartilhe esse texto, juntos podemos conscientizar a população e diminuir a contaminação por essas doenças.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco