Blog

bola

Ansiedade pode diminuir a imunidade

Ansiedade pode diminuir a imunidade

Em tempos de pandemia por conta do Novo Coronavírus, a maior parte das pessoas está passando por um momento de isolamento social, resultando em tempos de grande pressão com o futuro e todas as incertezas que ele carrega.

A ansiedade e a pessoa com HIV

Segundo um estudo publicado pela AidsMap, nos Estados Unidos, um quinto das pessoas soropositivas experimentam com regularidade alguns sintomas de ansiedade, que vem acompanhado, muitas vezes, de um comportamento sexual de risco.

A ansiedade, que muitas vezes traz o estresse, pode afetar a imunidade da pessoa vivendo com HIV, pois aumenta os níveis de adrenalina e cortisol no corpo, acarretando na depressão e prejudicando o sistema imunológico.

Pequenos momentos de ansiedade que se mantém com o passar do tempo podem se transformar em Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Isso prejudica mais ainda o sistema imunológico e faz com que muitos soropositivos desistam do tratamento ou, pior, nem o iniciem.

Saúde Mental

Um dos pontos mais importantes para controlar a ansiedade é manter a saúde mental em bom estado e, neste momento de isolamento, muitos especialistas têm colocado alguns elementos, como chamadas de vídeos, ligações e contato, mesmo que distante, como um dos principais pontos de ajuda.

Manter alimentação equilibrada e o corpo ativo também são ótimas medidas para manter a mente sã, junto com a imunidade alta.

O que vivemos, mesmo que incerto, é passageiro. Estamos adaptando nossa forma de viver. Nossos hábitos e projetos estão mudando e logo tudo será mais fácil.

Manter-se positivo e com perspectiva de mudanças é essencial. Cuide de você e daqueles que ama!