Blog

bola

A vacina contra a Covid-19 não causa AIDS, entenda!

A vacina contra a Covid-19 não causa AIDS, entenda!

No mês de outubro, uma fake news que associava a vacina contra a Covid-19 ao desenvolvimento de AIDS (da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ganhou destaque nas redes sociais, sendo até compartilhada pelo presidente da república. A falsa mensagem creditava tal dado a um relatório do governo do Reino Unido.

A vacina contra a Covid-19 não causa AIDS

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) esclareceu que as vacinas contra a Covid-19 não carregam nenhum elemento do vírus da AIDS – não sendo possível promover eventual infecção que origine a doença. A informação também foi desmentida pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.

Vale ressaltar que a AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

As Vacinas contra o Coronavírus

As vacinas contra a Covid-19 começaram a ser desenvolvidas no final de 2020, por diversos laboratórios de todo o mundo. Atualmente, diferentes imunizantes encontram-se analisados e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil. São elas: a Comirnaty (Pfizer/BioNTech), a Coronavac (Butantan/Sinovac) e a Covishield (AstraZeneca/Oxford).

Dois estudos (realizados por pesquisadores brasileiros do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e outro por pesquisadores chineses) mostram que a vacina chinesa Coronavac é segura e capaz de gerar níveis elevados de proteção contra a Covid-19 em pessoas infectadas pelo HIV. Os estudos foram publicados na plataforma de preprints SSRN.

No Brasil, todos os anos, ações públicas reforçam a importância da vacinação, principalmente em períodos epidêmicos/pandêmicos.

Portanto, segundo recomendações do Ministério da Saúde e dos outros órgãos ligados à pasta, as pessoas devem se vacinar, principalmente, para que o combate à pandemia seja efetivo.

Confira a nota na íntegra clicando aqui

Quer saber mais? Acesse as outras notícias para se manter sempre informado sobre o HIV.