Notícias

Eventos

Faça o teste da Aids

Para detectar o HIV, é necessário fazer um teste de sangue em laboratório. Hoje ele pode ser realizado sem prescrição médica nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), laboratórios particulares e em serviços de saúde pública.

Os CTAs contam com médicos, enfermeiros e psicólogos que acompanham a pessoa antes e depois do exame. Tudo é feito de maneira sigilosa e gratuita. O exame é feito por meio da coleta simples de sangue, com material descartável, e não é preciso estar em jejum.

E lembre-se: o exame só pode ser feito após 3 meses depois da pessoa ter se exposto a alguma situação de risco (sexo sem camisinha, uso de seringa de outras pessoas etc.). Ou seja, depois da janela imunológica: período em que seu corpo ainda não produziu anticorpos suficientes para serem detectados, podendo dar um resultado falso-negativo.

Os sintomas da Aids podem demorar até dez anos para aparecer, por isso não adianta ficar esperando pelos sintomas da Aids, não vacile! Quem se ama, se cuida. Faça o teste da Aids.


Atenção: os textos e imagens desta página foram adaptados e extraídos do site do Programa Nacional de DSTs e Aids – www.aids.gov.br, do Ministério da Saúde.