Notícias

Eventos

Faça o pré-natal durante a gravidez

Para garantir uma gestação e um parto com saúde, toda gestante precisa fazer o pré-natal. Quanto mais cedo procurar um serviço de saúde, maiores as chances de o bebê nascer saudável. É durante o pré-natal que a mulher faz os exames necessários para saber se ela e seu filho estão bem.

Peça ao seu médico para fazer o teste da Aids.

Transmissão da Aids da mãe para o bebê

O vírus da Aids, o HIV, pode ser transmitido para o recém-nascido em três momentos: durante a gravidez, no parto ou na amamentação.

O tratamento que pode evitar que o bebê tenha Aids é feito com o remédio AZT, distribuído gratuitamente na rede pública de saúde. Quando mais cedo a gestante soropositiva iniciar o tratamento, maiores as chances de a criança nascer sem o HIV.

Proteja seu bebê da Aids

A transmissão do vírus da mãe para o filho é responsável pela maioria dos casos de Aids em crianças. O tratamento da gestante HIV + aumenta em até 70% a chance de o bebê nascer sem o vírus. Por isso, a mulher precisa exigir o teste da Aids quando fizer o pré-natal. Caso o resultado dê positivo, deve exigir o tratamento adequado.


Atenção: os textos e imagens desta página foram adaptados e extraídos do site do Programa Nacional de DSTs e Aids – www.aids.gov.br, do Ministério da Saúde.