Notícias

Eventos

E o crack, a merla ou a cocaína?

Assim como a maconha, a cocaína e seus derivados também podem reduzir a concentração de alguns medicamentos anti-retrovirais no seu sangue. Um grande problema é esquecer de tomar os medicamentos por causa das drogas. E vale a pena repetir: você não deve falhar nas doses dos remédios!

Resumindo:

  1. Não tenha medo e nem vergonha de falar sobre álcool e outras drogas com a equipe de saúde que faz seu acompanhamento.
  2. Nunca deixe de tomar os remédios por causa do consumo de álcool e de outras drogas;
  3. O ecstasy não deve ser consumido por pessoas que usam o coquetel.

 

Lembre-se:

Quando for atendido no serviço de saúde, o diálogo é fundamental. Fale sobre o que está acontecendo com você e nunca saia com dúvidas. Para ajudar, procure anotar suas perguntas em um papel antes de ir à consulta. Assim, fica fácil lembrar de tudo durante o atendimento. O sucesso de seu tratamento também depende de você.

camisinha protege você e o seu parceiro do vírus da Aids. Ela evita um novo contato com o HIV, o que pode aumentar a quantidade de vírus em seu organismo, ou te infectar com um vírus já resistente ao medicamento.

Além disso, usando o preservativo você também evita outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Caso o seu parceiro ou a sua parceira não consigam usar a camisinha masculina, vale a pena experimentar a camisinha feminina.


Atenção: os textos e imagens desta página foram adaptados e extraídos do site do Programa Nacional de DSTs e Aids – www.aids.gov.br, do Ministério da Saúde.