Notícias

Eventos

Imprensa

Para utilizar imagens, reproduzir conteúdo do site mantendo os créditos originais ou divulgar ações na imprensa, contatar a assessoria de comunicação do PCA:

Jornalistas responsáveis:

Rogério Mascia Silveira (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo) – cel: (11) 99845-9197

Thauan Fidelis –   thauanfidelis@rspress.com.br – tel: (11) 3875-6296

Bruna Campos – bruna_xavier@rspress.com.br – tel:  (11) 3875-6296

www.rspress.com.br

 

Saiba mais sobre o PCA

Projeto Criança Aids resgata a dignidade de crianças soropositivas

Desde 1991, trabalho assistencial de ONG paulistana apoia famílias carentes com crianças de até doze anos portadoras do vírus HIV

Projeto Criança/Aids (PCA) é uma Organização Não Governamental (ONG)  civil, de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1991. A missão de seus voluntários é a de lutar para resgatar e preservar a dignidade de crianças soropositivas carentes e de seus responsáveis legais. Os atendidos moram na Região Metropolitana de São Paulo e integram famílias com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo.

A capacidade de atendimento da instituição beneficente é de 50 crianças, com idades de zero a doze anos de idade. Cada uma delas e seu núcleo familiar são acompanhados durante doze meses, sendo que as mesmas permanecem morando com seus familiares. O endereço da sede do PCA é Rua Apotribu, 261, na zona sul de São Paulo (SP), a 300 metros da estação Saúde do metrô. O telefone para contato é (11) 2275-9516.

Atendimento na sede

PCA não funciona como internato e as crianças são atendidas na sede da instituição em atividades semanais. Todas chegam encaminhadas por Centros de Referência e Tratamento de Aids (CRTs), como os de Santo Amaro, Sapopemba e Cidade Dutra. E também por centros de saúde, como o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital São Paulo.

A família de cada criança soropositiva assistida recebe uma cesta mensal. Este benefício inclui alimentos e itens de higiene doméstica e pessoal. E mais brinquedos, roupas e sapatos para as crianças, além de produtos relacionados às campanhas periódicas do PCA, como material escolar no início do período letivo, cobertores no inverno e assim por diante.

Encontros semanais

A integração dos voluntários com as crianças e famílias ocorre nos finais de semana na sede do PCA. Nestes encontros é oferecido apoio psicológico e social. Além disso, os pais participam de atividades para gerar renda, como oficinas de artesanato, crochê, tricô e costura etc.

No PCA, as crianças participam de atividades pedagógicas (aulas de reforço escolar, inglês, computação, educação artística) e recreacionais (jogos e brincadeiras com vogais, educação ambiental e musical).

Bazar e festas

A ONG também promove festas para celebrar datas especiais, como Dia das Crianças e Natal. Além disso, uma vez por mês, uma equipe de assistentes sociais e voluntárias visita as famílias em domicílio e confere a frequência escolar das crianças e mais questões sociais, de habitação e de saúde.

Na sua sede, o PCA também mantém um bazar beneficente, que funciona todos os dias, das 14h às 17h30. O balcão de atendimento ao público fica nos fundos da instituição, na Avenida Miguel Stéfano, 26. São comercializados diversos produtos e itens de vestuário a preços simbólicos.

A venda de mercadorias visa ampliar o trabalho assistencial e possibilitar a compra de bens pelas famílias de baixa renda. E também conseguir dinheiro para a manutenção mensal da sede e dos demais projetos do PCA. Quem quiser apoiar o Bazar pode comprar os produtos em exposição ou doar objetos e produtos.

Como colaborar

A entidade não tem vínculo com governos, partidos políticos, ONGs, instituições religiosas, comerciais, empresariais e sindicais. Se mantém com o trabalho de seus voluntários e doações de gêneros e de dinheiro. Colabore conosco como quiser e venha também nos conhecer! Todo mês, na última quinta-feira, a partir das 20h, é realizado o PCA Casa Aberta, onde são apresentados todos os projetos e atividades desenvolvidas.

Serviço

Projeto Criança Aids (PCA)

Rua Apotribu, 261 – Saúde – São Paulo (SP)

Cep 04302-000 – Tel. (11) 2275-9516/2569

Site: www.pca.org.br

E-mail: pca@pca.org.br

Facebook: www.facebook.com/CriancaAids

Twitter: www.twitter.com/PCAids

 

Jornalistas responsáveis: Rogério Mascia Silveira, Thauan Fidelis e Bruna Xavier